CRENTES COM ENXÚNDIAS NAS ILHARGAS



“Porquanto cobriu o rosto com a sua gordura e criou enxúndias nas ilhargas.”
( Jó 15:27 )

Ao intrigar-me com estas duas palavras recorri primeiramente ao dicionário para saber o significado de ambas e depois ao Espírito Santo para entender qual a lição espiritual poderíamos tirar delas.
Segundo o dicionário enxúndia é gordura ou banha das aves e de porco, enxundiar é engordar, cevar... Por outro lado ilharga é cada uma das partes laterais e inferiores do baixo ventre. Ou seja, “enxúndias nas ilhargas” são aquelas “gordurinhas” indesejadas que tiram a nossa elegância e atrapalham a nossa saúde.
Lembro-me que no ano de 1985 quando ingressei no Corpo de Fuzileiros Navais, com as corridas e demais exercícios diários, pesava 65 quilos e quando caminhava sentia vontade de correr, pois tal era a disposição física. Hoje com 20 quilos a mais e 2 hérnias de disco e algumas enxúndias nas ilhargas, quando tento correr, penso em parar, tal é a indisposição física.
O que será que fazemos, ou deixamos de fazer ao logo da vida para adquirimos essas enxúndias nas ilhargas? RESPOSTA: Um churrasquinho aqui, uma feijoada ali, uma ceia de natal hoje, uma ceia de ano novo na outra semana, um salgadinho aqui e um pastel de queijo acolá, um pudim hoje e um pavê amanhã... e vou parar a relação para não ser conhecido como acusador de consciências!!!. Mas, em suma, as enxúndias nas ilhargas são contraídas ao logo da nossa existência em função da nossa má alimentação, aliada ao nosso sedentarismo.
O que será que fazemos, ou deixamos de fazer ao longo da nossa vida espiritual para adquirirmos essas enxúndias nas ilhargas? RESPOSTA: Uma murmuração aqui, uma mentirinha ali, uma novelinha à noite hoje e amanhã à tarde “vale a pena ver de novo”, uma piadinha aqui, uma olhadinha acolá, uma fofoca hoje, uma calúnia amanhã... e vou parar a relação para não ser conhecido como acusador de consciências!!! De novo! Mas, em suma, as enxúndias nas ilhargas são contraídas ao longo da nossa caminhada cristã, em função da nossa má alimentação espiritual aliada ao nosso sedentarismo missionário.
As enxúndias nas ilhargas explicam a indisposição de muitos crentes para o evangelismo, para a contribuição com o carnê missionário, para a participação nos cultos nos dias de chuva. Ele até pensa em correr, mas as enxúndias nas ilhargas, mal lhe permitem caminhar.
Não existe fórmula secreta para emagrecer, o que existe são propagandas enganosas para vender produtos falsos. Semelhantemente, na vida espiritual não existem fórmulas secretas para perder as enxúndias nas ilhargas do dia pra noite, o que existem são falsos pregadores e obreiros fraudulentos vendendo uma falsa prosperidade espiritual. Alguns falsos cirurgiões têm feito algumas cirurgias e deformado pessoas inocentes. Da mesma forma, muitos pregadores inescrupulosos têm deformado espiritualmente pessoas mal informadas.
O Apóstolo Paulo traz uma receita para perdermos as enxúndias nas ilhargas, “Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1 Tm 4:7,8). Peça uma dieta ao Espírito Santo e Ele provavelmente vai lhe recomendar abstinência das concupiscências dos olhos, um pouco mais de oração e leitura da Palavra, acompanhados da comunhão dos santos.
Exercita-te durante o ano de 2009 nos cultos de doutrina, na Escola Dominical, nos trabalhos de evangelismo, nas caravanas missionárias etc.
Saia desse marasmo espiritual e deixe o Doutor Jesus fazer uma “lipoaspiração espiritual” para que voltes ao primeiro amor e tu sejas um verdadeiro atleta e bom soldado de Cristo.
Desejo em semana de exercícios piedosos e dietas espirituais.

“E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível” (1 Co 9:25)

Pr João Neres
2ºVice-Presidente da ADAV

Comentários

Anônimo disse…
Achei muito interessante esta postagem, e a aplicação muito coerente.
Deus continue te abençoando, Pastor.
evricardoduartedossantos.blogspot.com
Anônimo disse…
Nos faz refletir muito...
GLAUKO SANTOS disse…
Caro irmão e companheiro em Cristo, Pastor João Neres:
Paz do Senhor.
Muito interessante e informativo a postagem. Um excelente trabalho literário que espelha boa medida de dedicação. PbGS - Pb. Glauko Santos - Kerigmatikos ou Didatikos - http://glaukosantos.blogspot.com
Caro Pastor João Neres,
A paz de Cristo!
Que Deus continue lhe abençoando ricamente, pois essa explicação, além de muito clara, pela simplicidade nas palavras, são muito práticas , pelos exemplos.
Deus seja louvado pela tua vida, e que Ele continue abençoando a ti e a tua casa, em nome de Jesus! Amém.
Ev Perez
Igreja de Cristo no Brasil - ICB
evperez_ic@hotmail.com e cleobaldoap@policiamilitar.sp.gov.br
Unknown disse…
Amei!
Foi bem claro e coerente!
Nill Ventura disse…
A Paz do Senhor Pastor. Rogo vossas orações e vou a parti de hoje sair do sedentarismo espiritual, pois nele estava preso. Mas Deus é o que liberta por meio da verdade e da salvação que há em Cristo Jesus e usa os seus servos para nos ajudar. Que Deus Nosso Senhor continue lhe usando.
Unknown disse…
Que tremendo, há 10 anos atrás esse ensinamento foi escrito e hoje ele me ensinou e me abençoou.

Que palavra maravilhosa e cheia de sabedoria. Vou partir para dieta.
DanGregorio disse…
As duas palavras me chamaram a atenção. Depois de encontrar o significado é na sequência esboçar uma aplicação prática na minha vida, posteriormente deparei -me com este texto maravilhoso. Graças a Deus que encontrei isso aqui. Vejo que foi postado a mais de dez anos. Deus abençoe a tua vida.
Érica Lucile disse…
Caí nessa publicação por acaso, estava justamente fazendo a minha leitura matinal e me deparei com a expressão "enxúndia nas ilhargas" em Jó 15:27. Vim pesquisar o significado e encontrei o texto. Excelente reflexão, vou compartilhar. Deus abençoe.
Anônimo disse…
Eu também caí nessa publicação por acaso.
Estou lendo o livro de Jó e me deparei com a palavra “enxúndia” e ao pesquisar encontrei esse texto que é muito bom.
Anônimo disse…
A paz do SENHOR! Quão rica foi para mim essa explicação. De fato, a mensagem promove a reflexão e ao mesmo tempo nos inspira e motiva a exercitar em fé uma vida em oração, jejum, leitura da palavra e, especialmente, no partir do pão, na mesa que o SENHOR Jesus preparou para que seus discípulos estejam em comunhão. Amém!
Anônimo disse…
Infelizmente eu faço parte deste grupo, tenho enxúndia nas ilhargas já há algum tempo. Vou orar e pedir a DEUS que me livre deste mal. A explicação das palavras foram magníficas. Obrigado pastor!!!!! DEUS O ABENÇOE RICAMENTE.
Anônimo disse…
Que bênção essa reflexão! Também vim buscar entender esse trecho e encontrei este texto. Até já compartilhei!

Postagens mais visitadas deste blog

A HISTÓRIA DAS ORAÇÕES QUE MUDARAM A HISTÓRIA

O “MITO” MICHAEL JACKSON À LUZ DA BÍBLIA